top
logo

Pós-Graduação

AddThis

AddThis Social Bookmark Button

Espaço do Formando PDF Imprimir E-mail
Escrito por Assessoria de Imprensa   

Apresentação

A colação de grau é um momento mais solene do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA). Por isso a condução das solenidades torna-se uma responsabilidade da Assessoria de Comunicação Social.
Para você, concluinte, a cerimônia de colação de grau é o ato oficial, público e obrigatório que marca a conclusão de uma etapa de sua vida acadêmica. Sabendo da importância e da alegria em encerrar mais um ciclo da jornada estudantil, achamos prudente orientá-lo sobre os cuidados necessários para o preparativo desse evento.
Sua colação de grau é um momento que integra as atividades do curso e do Calendário Acadêmico do CEULJI/ULBRA.
Este manual tem como propósito orienta-lo sobre as atividades e ações indispensáveis para o desenvolvimento da cerimônia.
Siga os procedimentos indicados para garantir a organização requerida em mais esse momento inesquecível de sua vida.


ORIENTAÇÕES PARA OS FORMANDOS

Solicitação de Colação de Grau
No início do penúltimo semestre, o aluno deverá solicitar à Secretaria um estudo de seu currículo, conforme data agendada no calendário acadêmico. Assim, terá a definição precisa de sua última matrícula.
No início do último semestre, o concluinte do CEULJI/ULBRA deverá procurar a Central de Atendimento (secretaria), no período determinado pelo Calendário Acadêmico da Instituição, e solicitar o pedido* de Colação de Grau.
Não poderá participar desse ato, nem mesmo simbolicamente, o aluno que não estiver com sua vida acadêmica regularizada, isto é, ter concluído com grau e freqüência satisfatórios todo o currículo em vigor de seu curso (disciplinas e carga horária).
* O procedimento é gratuito e indispensável para a sua Colação de Grau. Caso o acadêmico não realize esse procedimento, o nome do mesmo não constará na lista de concluintes.

Documentação

Para realizar o pedido de Colação de Grau, é necessário apresentar a cópia simples da carteira de identidade e uma  cópia simples da Certidão de Casamento (em casos de alteração de nome).

Obs1: Os acadêmicos que realizarem o pedido de colação de grau fora do prazo previsto no calendário, deverão solicitar a colação em gabinete na Central de Atendimento (Secretaria).

Obs2: Na colação de grau em gabinete através de procuração, a mesma deverá ser entregue com no máximo 10 (dez) dias de antecedência antes da data definida em calendário acadêmico.


ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)

Compete ao acadêmico obter informações, junto à coordenação de seu curso sobre sua participação ou não no ENADE.


ORIENTAÇÕES PARA AS COMISSÕES

Comissão de Formatura

A Comissão de Formatura do CEULJI/ULBRA é composta da Coordenação de Ensino, do (a) coordenador (a) do curso e da Assessoria de Comunicação Social. Esta comissão foi criada para exercer e coordenar assuntos relativos à colação de grau junto aos formandos e Diretor Geral.
A comissão dos Formandos será o elo entre a Comissão de formatura do CEULJI/ULBRA e o Diretor Geral, e suas atribuições encontram-se especificadas ao longo deste manual.Cada turma de formandos, no início do penúltimo semestre do curso, deverá criar uma Comissão de Formatura que será integrada pelos alunos, ficando responsável pela mesma.
Essa escolha será feita mediante votação.
A Comissão de Formandos pode ser composta por Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro e Secretário. E ela compete algumas atribuições:
- Apresentar os membros da Comissão e se cadastrar junto à Assessoria de Comunicação Social do CEULJI/ULBRA, 10 (dez) dias após a convocação da primeira reunião, sendo esta divulgada nos principais murais da Instituição;
- Comparecer às reuniões de planejamento marcadas pela Instituição todas as vezes que forem convocados;
- Tomar conhecimento do roteiro de colação de grau estabelecido pelo CEULJI/ULBRA;
- Comunicar a Assessoria de Comunicação Social os nomes de professores homenageados, paraninfo, patrono, funcionário (s) homenageado (s) e nome da turma e informá-lhes, com antecedência, sobre as homenagens;
- Acompanhar, permanentemente, os trabalhos das comissões de Formandos (salienta-se que somente aos integrantes das Comissões compete aconselharem-se com a respectiva comissão de formatura do CEULJI/ULBRA, sempre que surgirem dúvidas referentes à formatura).

Aula da Saudade

É o momento de confraternização promovido entre os concluintes e seus respectivos professores. Sua realização fica exclusivamente sob responsabilidade e organização das Comissões de Formaturas.

Cerimonial (Protocolo da Solenidade)


O Diretor Geral, conforme Portaria n°. 214/47 e Art. 16, § V do Estatuto do CEULJI/ULBRA, presidirá o ato de colação de grau, podendo delegá-lo ao coordenador do curso.
O protocolo das solenidades é estabelecido pelo Centro Universitário e as normas ficam sob a responsabilidade da Direção Geral.
A condução da cerimônia é de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Social do CEULJI/ULBRA; outras equipes de cerimonial podem trabalhar no evento, mas seu trabalho é restrito a atender as necessidades do concluinte, não lhes sendo permitido acesso ao palco.
Obs.: Toda e qualquer mudança deverá ser submetida a apreciação da Direção Geral.

Culto de Formaturas

O Culto de Formaturas é parte integrante da Colação de Grau. Sua realização é de inteira responsabilidade da Capelania Universitária do CEULJI/ULBRA. O momento é conduzido pelo capelão e/ou alguém indicado por ele. É permitida a participação musical religiosa de concluintes na celebração do culto, condicionando a comunicar previamente à Capelania Universitária.

Colação de Grau

As cerimônias deste Centro são realizadas somente nas instalações da Instituição.

* Solenidade Festiva: é caracterizada pela condução de cerimônia com rigor de atos protocolares, uso de indumentária de formatura (togas, faixas e capelos), a presença do paraninfo, patrono, homenageados e familiares.

* Solenidade Simples (gabinete): ato simples, sem o uso de indumentária que acontece na Sala dos Colegiados ou na Direção Geral, nos casos em que, o concluinte, por motivo justificável, não pôde comparecer à Solenidade Festiva ou preferir esta opção.


Local e Data

A Colação de Grau ocorrerá exclusivamente nas dependências do CEULJI/ULBRA.No primeiro semestre, as formaturas são realizadas no mês de julho. No segundo, ocorrem no mês de fevereiro, com data previamente estabelecida no Calendário Acadêmico da Instituição.

Convites

A confecção e a impressão dos convites ficam a critério dos concluintes, após submeter o texto à correção da Assessoria de Comunicação Social do CEULJI/ULBRA. O modelo do convite deverá incluir itens exigidos pela Instituição.
As informações sobre esses itens serão disponibilizadas pela Assessoria de Comunicação Social, através do manual do convite de formatura.
Cada formando deverá encarregar-se da expedição de seus convites, devendo a Comissão de Formandos entregar 1 (um) exemplar, gratuitamente, à Comissão de Formatura do CEULJI/ULBRA para efeitos de arquivamento, até 10 dias antes da formatura.
Dados que devem constar no convite:
- logomarca do CEULJI/ULBRA;
- mantenedora;
- autoridades da Mantenedora;- nome da Universidade;
- membros da Reitoria;- nome da Instituição;- membros do Corpo Diretivo CEULJI/ULBRA (Expediente*);
- homenageados;
- nome do orador e juramentista;
- juramento;- corpo docente (opcional);
- nome de todos os formandos (ordem alfabética);
- integrantes da comissão (opcional);
- mensagem final (opcional).
* Disponibilizado abaixo pela Assessoria de Comunicação Social do CEULJI/ULBRA.



ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA

Presidente: Paulo Augusto Seifert


UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA
Reitor e Vice-Reitor:
Marcos Fernando Ziemer

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ
Diretor Geral:
Valmir Miguel de Souza
Coordenador do curso:
Nome da turma:
Nome dos alunos:

Juramentista:
Os formandos escolhem através de votação o colega juramentista, ou seja, aquele que pronunciará o juramento, seguido dos colegas, durante a Colação de Grau. A turma estabelece os critérios para sua escolha.

Orador: é o colega escolhido pelos formandos como seu representante, o qual é responsável por elaborar um discurso à altura da importância da solenidade, falando em nome de todos. Geralmente é um formando que se destacou durante o curso e que possua uma boa dicção e desenvoltura para escrever.


Patrono:
é uma personalidade que se destaca em âmbito do corpo científico da área da turma: trata-se de uma pessoa de notório saber acadêmico reconhecido pela competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. Este não ocupa lugar a mesa, mas possui um lugar reservado na primeira fila.
Representa o cargo máximo na hierarquia das homenagens, porém a sua figura não é obrigatória na escolha.


Paraninfo:
é o padrinho da turma, obrigatoriamente um professor que se tenha destacado mais. É quem conduz os formandos na entrada e entrega os certificados a seus afilhados. Deverá ser escolhido mediante votação.
Além do corpo diretivo do CEULJI/ULBRA, somente o paraninfo comporá a mesa no dia da Colação de Grau.

Professores e Funcionários Homenageados: Os professores e funcionários homenageados deverão ser votados em sala de aula, sob orientação da Comissão de Formandos.

Nome da Turma: pode ser o nome de um professor, de personalidade viva ou morta ou um título que se adeque à identidade da turma.

Placa da Turma: apenas é permitida a fixação de placa às primeiras turmas de cada curso. A placa deverá ser simples, medindo aproximadamente 70 cm x 50 cm, sem colocação de mármore ou outro tipo de material que dificulte a instalação. Devem constar na placa a logomarca da Instituição e os seguintes dizeres:


Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA

Logomarca do CEULJI/ULBRA
Logomarca do curso

Nome do curso e ano

Diretor Geral
Nome da Turma

Paraninfo
Coordenador do curso
Patrono (opcional)

Professores Homenageados (opcional)
Funcionário Homenageado (opcional)
Orador
Juramentista
Nome dos Formandos


São dois os discursos obrigatórios em uma solenidade de Colação de Grau.

- Discurso do Orador: Cada Comissão de Formandos, juntamente com a turma, deverá escolher através de votação o orador. O orador deverá elaborar o texto e enviá-lo, por e-mail, à Assessoria de Comunicação Social (acs.jiparana@ulbra.br), para que possa ser submetido a apreciação da Comissão de Formatura do CEULJI/ULBRA até 30 dias antes da formatura.
Na cerimônia de Colação de Grau, somente um orador fará uso da palavra, que será definido através de votação das Comissões correspondentes a cada dia de formatura.
Deve-se fazer menção à importância do paraninfo, relatar a trajetória da turma e suas expectativas para o futuro.
Obs.: O discurso do orador não deverá exceder o tamanho de uma lauda (fonte Times New Roman, tamanho 12).

- Discurso do Paraninfo: Cada Comissão de Formandos deverá indicar, juntamente com os colegas formandos, mediante votação, a escolha do paraninfo da turma (obrigatoriamente, professor do curso). Cabe a Comissão de Formandos comunicar ao paraninfo a escolha de seu nome.
Deve-se evitar fugir do tema que se envolve esse momento de festa tão importante para os concluintes. No discurso, deve-se salientar a importância da profissão dos graduados na sociedade, desejando sucesso na nova etapa de suas vidas.
Na cerimônia de Colação de Grau, somente um paraninfo fará uso da palavra.
Obs.: O discurso do paraninfo não deverá exceder o tamanho de uma lauda (fonte Times New Roman, tamanho 12).

Acompanhamento Musical

A Comissão dos Formandos poderá escolher o acompanhamento musical para dois momentos: cortejo de entrada dos concluintes (um Cd) e outorga de grau (um Cd), totalizando dois Cds que deverão ser entregues no prazo determinado pela Assessoria de Comunicação Social.

Outorga de Grau

É o momento em que o presidente da sessão concede ao concluinte, o grau do respectivo curso. Em seguida, recebe o canudo com o certificado de conclusão das mãos do coordenador do curso ou de outra autoridade acadêmica determinada pelo CEULJI/ULBRA. Neste instante, os concluintes são chamados pela Secretária Geral da Instituição em ordem alfabética.

Composição de Mesa de Honra

Na cerimônia de Colação de Grau compõem à mesa as autoridades acadêmicas (presidente da Sessão, Coordenadora de Ensino, coordenador do curso, Capelão, Secretária Geral e paraninfo). As demais autoridades, como padrinho, patrono e professores homenageados ficarão nas primeiras filas, com locais reservados.

Roteiro da Solenidade
A cerimônia de Colação de Grau do CEULJI/ULBRA segue os seguintes atos protocolares do cerimonial universitário:
1 - abertura do cerimonial;
2 - cortejo de entrada do presidente da sessão;
3 - composição da mesa de honra;
4 - abertura da sessão;
5 - cortejo de entrada dos concluintes;
6 - execução dos hinos;
6 - mensagem do capelão;
7 - leitura do termo de conclusão;
8 - juramentos;
9 - outorga de grau;
10 - discurso do orador;
11 - discurso do paraninfo;
12 - homenagens;
13 - pronunciamento do presidente da sessão;
14 - encerramento;
15 - saída dos profissionais.

Empresas Fotográficas

Cada Comissão de Formandos será responsável pela contratação de profissionais de fotografias e filmagens. As empresas contratadas devem, obrigatoriamente, procurar a Assessoria de Comunicação Social para realizar o cadastro e se informar a respeito das normas de utilização do local.
A empresa contratada deverá doar os canudos para os concluintes e entregá-los à Assessoria de Comunicação Social dentro do prazo estipulado.
Os profissionais contratados deverão cumprir e seguirem as regras de normatização e organização regida pelo Cerimonial Universitário da Instituição. Caso contrário, este não poderá desenvolver nenhuma atividade dentro da Instituição.
Por questão de segurança, somente duas empresas de fotografia, por dia, poderão trabalhar durante a cerimônia de Colação de Grau.
A Comissão de Formatura do CEULJI/ULBRA concederá apenas a entrada de dois veículos por empresa contratada, devendo, assim, ser repassado a Assessoria de Comunicação Social os dados dos mesmos, com antecedência.

Decoração

Cabe à Assessoria de Comunicação Social, a disponibilização do espaço para as formaturas, incluindo, ainda, providências referentes: ao serviço de som, limpeza, hino nacional, bandeiras e sinalização do campus.
Cabe as Comissões de Formatura dos cursos contratarem a empresa para decoração especial (tapetes, flores, painéis e outros) do espaço destinado à formatura, bem como a locação de cadeiras, ficando essas despesas e a execução dos serviços ao seu encargo. Lembramos, ainda, que esta não poderá causar danos a estrutura do local.
A empresa contratada para fazer a decoração da Colação de Grau do espaço no CEULJI/ULBRA deverá ser única para todos os cursos.
A empresa contratada deverá entrar em contato com a Assessoria de Comunicação Social, a fim de combinar horários e questões estruturais.
A Comissão de Formatura do CEULJI/ULBRA concederá apenas a entrada de dois veículos da empresa contratada, devendo, assim, ser repassado a Assessoria de Comunicação Social os dados dos mesmos, com antecedência.

Trajes (Indumentária de Formatura)

Nas solenidades festivas de Colação de Grau, todos os concluintes deverão vestir beca na cor preta, faixa da cintura na cor do curso, pelerine (opcional) e capelo (que é colocado na cabeça apenas na Outorga de Grau).
Sugere-se que o concluinte utilize por baixo da beca roupas leves e confortáveis em tons escuros, o mesmo vale para os sapatos.
A indumentária de formatura (beca, faixa e capelo) não será fornecida pelo CEULJI/ULBRA; portanto, a mesma ficará por conta das empresas especializadas, assim como a preparação dos formandos antes da ceminônia.
O Centro Universitário disponibilizará apenas o espaço para que os formandos e a empresa especializada possam se preparar para a cerimônia.
As custas que possam advir da locação da indumentária serão de responsabilidade dos formandos junto à empresa especializada, isentando o Centro Universitário de qualquer ônus.
As indumentárias dos coordenadores é composta por uma beca preta, faixa, capelo e pelerine na cor da área do conhecimento ficando sob responsabilidade da Instituição.Paraninfos, padrinhos e demais convidados que não sejam autoridades acadêmicas usam traje social em tons discretos.

Cores dos Cursos

A classificação das cores é realizada de acordo com as áreas do conhecimento, seguindo assim as normas do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa), sendo:
- Amarelo: Farmácia;
- Azul: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e
Sistemas de Informação;
- Rosa: Ciências Contábeis;
- Roxo: Pedagogia;
- Verde: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Serviço Social;
- Vermelho: Direito.

Normas Gerais

- A Comissão juntamente com os formandos deverá estar atenta ao espaço disponível para o ato de Colação de Grau para compatibilizar com o número de convidados;
- A Solenidade de Colação de Grau tem início às 19h30min. A pontualidade do evento é indispensável, em respeito aos convidados e também como mostra de nossa responsabilidade;
- O tempo máximo de duração do ato solene não deverá ultrapassar a 2 horas e 30 minutos;
- O concluinte deverá chegar ao local da Solenidade, às 18h30min, pontualmente;
- Os concluintes, após vestidos para a Solenidade, devem permanecer no local a eles reservado, evitando a circulação entre os convidados do evento;
- A chamada do formando para a colação de grau será feito pela secretária geral, ficando homenagens e agradecimento para o momento final, que deverá ser combinado com a Assessoria de Comunicação Social. Ao dirigir-se à mesa, o formando deverá manter uma atitude condizente com o ato social em sinal de respeito à mesa e ao público presente;
- É de bom tom que a turma entregue uma lembrança aos homenageados, como: paraninfo, patrono, padrinho, funcionário, nome e amigo da turma;
- As empresas de fotografias contratadas deverão manter o mínimo de ordem, sem incomodar o bom andamento da solenidade. Sugerimos às Comissões de Formatura a contratação de apenas uma empresa por dia;
- É expressamente proibido locar equipamentos de som e outro tipo de iluminação. Somente será permitida a utilização da sonorização local;
- Não é permitido o uso de fogos, buzinas de qualquer tipo, evitando-se poluição sonora, e bebidas alcoólicas no local destinado à colação de grau, bem como o desfraldar de faixas na frente da primeira fila reservada a professores e homenageados;
- Não devemos esquecer que a capacidade de atenção do ser humano tem limites, portando a programação da solenidade deve respeitar a esse princípio psicológico e ético;
- Durante a execução do hino nacional todos devem manter-se em silêncio e em posição estática em sinal de respeito.

Importante: Toda e qualquer inovação na cerimônia de colação de grau deverá ser apreciada pela Assessoria de Comunicação Social do CEULJI/ULBRA para garantir que a execução da mesma esteja dentro do previsto pela Comissão de Concluintes.

Não se esqueçam

Para que a solenidade de colação de grau tenha o sucesso desejado pela turma é preciso que haja harmonia e planejamento entre os concluintes e, principalmente obediência às normas de Protocolo do Cerimonial Universitário.

Vá mais longe com o CEULJI

Com vistas ao aperfeiçoamento profissional de nossos formandos, e sua qualificação para o desempenho de atividades docentes, ou não, convidamos aqueles que, em breve, estarão colando grau a conhecerem os demais cursos oferecidos pelo CEULJI/ULBRA, na área da Graduação e da Pós-Graduação.

Cadastro

Formando, atualize seu cadastro para correspondência junto à Secretaria do CEULJI/ULBRA. Com isso, você receberá correspondências que possam interessá-lo. Procure manter vínculo com sua universidade, pois podemos orientá-lo quanto ao ingresso no mercado de trabalho, à formação continuada e a atualização permanente.


Expediente

Entidade Mantenedora


ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA
Presidente: Paulo Augusto Seifert

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

Reitor e Vice-Reitor:
Marcos Fernando Ziemer;
Pró-Reitor Acadêmico: Ricardo Willy Rieth;
Pró-Reitor de Administração e Planejamento: Romeu Forneck.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ


Diretor Geral: Valmir Miguel de Souza
Coordenadora de Ensino: Rosangela Kiekow da Rosa
Coordenador Administrativo: Francisco Drefhal

Assessora de Comunicação Social: Joseane Fonseca Furtado de Mendonça
Secretária Geral: Priscila Brôndolo de Barros Gomes
Coordenadora de Administração: Márcia Cristina Teixeira
Coordenador de Agronomia: Valter Luiz Barbosa da Silva
Coordenador de Arquitetura e Urbanismo: Dawerson da Paixão Ramos
Coordenadora de Biomedicina: Fabiana de Oliveira Solla Sobral
Coordenador de Ciências Biológicas: Francisco Carlos da Silva 
Coordenador de Ciências Contábeis: Marcelo Roque de Oliveira 
Coordenadora de Direito: Cláudia Marina Barcasse Moretto Alves
Coordenadora de Educação Física: Poliana Piovezana dos Santos
Coordenadora de Enfermagem: Francieli Carniel
Coordenadora de Farmácia: Rita Cristina Martins
Coordenador de Fisioterapia: Daniel Andrade Duizith
Coordenador de Jornalismo e Publicidade e Propaganda: Rosangela Kiekow da Rosa
Coordenadora de Medicina Veterinária: Aliny Pontes Almeida
Coordenadora de Pedagogia: Rosangela Kiekow da Rosa
Coordenadora de Serviço Social: Dulce Teresinha Heineck
Coordenador de Sistemas de Informação: Thyago Bohrer Borges
Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação: Susana Maria Mana de Aráoz
Coordenadora de Extensão: Dulce Teresinha Heineck
Pastor Capelão: Paulo Rodrigues da Rosa



 

 

 
Banner

Banner
Banner

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1441
mod_vvisit_counterOntem4457
mod_vvisit_counterNesta semana13082
mod_vvisit_counterSemana passada32263
mod_vvisit_counterNeste mês91646
mod_vvisit_counterMês passado127052
mod_vvisit_counterTodos4702668
Visitors Counter

bottom

Av. Eng°. Manfredo Barata Almeida da Fonseca, 762, Bairro Jardim Aurélio Bernardi - Caixa Postal 61 - CEP 76.907-438 - Ji-Paraná - RO
Fone: (69) 3416-3100 - Fax: (69) 3422-2791
Todos os direitos reservados ©2013